Como montar o cantinho de trabalho/estudos?

Tempo de leitura: 4 minutos

Como montar o cantinho de trabalho/estudos?

Como montar o cantinho de trabalho/estudos?

Links Patrocinados
Curso Gratis Fast Money. Alex Vargas. Fórmula Negócio Online. Inscreva-se Aqui

Quem deseja estudar em casa ou trabalhar remotamente, entende a necessidade de se ter um local confortável e agradável para conseguir fazer suas atividades com tranquilidade.

Estudar em qualquer local da casa pode ser muito frustrante. O barulho da TV ligada, o som da irmã escutando música, ou de conversas pela casa. Além do mar, ir para a mesa da cozinha pode não ser a melhor estratégia.

Imagine você precisar espalhar seus papeis pela mesa, e sujá-los de resto de comida – ou a mesa pode até estar limpa, mas ser necessário carregar todos seus materiais de estudo e caso você se esqueça de algo, voltar no quarto para buscar.

Para agoniante, não é? E de fato, é – muitas pessoas não conseguem desenvolver um estudo de qualidade devido à falta de um lugar, um cantinho de estudos, que proporcione a calmaria que precisa.

O mesmo se aplica um home office.

Home office significa, exatamente, “escritório em casa”, e é mais conhecido por se tratar de um escritório de trabalho para profissionais freelancers.

Simplesmente escolher qualquer lugar da casa para trabalhar não dá certo, e todos devem entender isso. Então, seja no próprio quarto ou em uma sala separada, vale a pena investir na confecção do seu home office.

Montar um cantinho de estudos ou um home office é a mesma coisa?

Talvez sim, a depender do tipo de trabalho que você exerça. Com o trabalho através do computador e internet, os materiais serão os mesmos, no entanto, sem a exacerbada quantidade de xerox e cadernos de estudos que o estudante, obviamente, terá!

cantinho de estudos. homem sentado a cadeira

Como montar meu cantinho de estudos?

1.      Separe um móvel só para os estudos

Pode ser uma mesa ou escrivaninha, até mesmo bancada. Mas, acima de tudo, algo que você se sinta confortável – e claro, caiba no seu orçamento. É proibido estudar na cama ou no sofá! Várias distrações irão aparecer, então, tenha sempre um lugar que você associa a estudo.

É imprescindível ter um cuidado com a cadeira, pois ela regulará a altura dos seus ombros na hora da escrita. Esta atenção vai te salvar de muitas dores nas costas!

Pense também no local que você vai guardar suas apostilas, livros e cadernos de estudo. Talvez uma prateleira na parede possa ajudar.

2.      Organização

Organização é o carro chefe. Tenha canetas (pelo menos 2 de cores diferentes), marca-texto, lápis e borracha. Grampeador pode ser útil, mas, em resumo, os itens essenciais já conseguem te dar um bom aporte para os estudos.

Cuidado para não abarrotar sua mesa de itens de papelaria e sobrar pouco espaço para o computador e/ou livro.

3.      Mural para anotações

Isto é muito importante! Um bom mural de anotações para auxiliar na memorização, ou lembra-los de informações importantes: o dia da prova, o calendário de disciplinas estudadas, entre tantas outras utilidades.

4.      Boa iluminação

Uma iluminação muito fraca, ou até mesmo muito forte, pode prejudicar seus estudos, te deixando mais cansado. Se atente para o tipo correto de iluminação para o seu ambiente!

Procure saber sobre luminária de mesa ou lâmpadas fluorescentes.

computador, teclado, canetas, xícara de cha/cafe

E eu? Preciso de um bom canto para trabalhar, um bom escritório…

1.      Escolha o local para seu home office

É o passo mais importante! Onde você se sente melhor trabalhando?

Possui filhos e deseja estar mais próximo deles? Ou, prefere um local mais distante, como um quarto, para que tenha mais calma em pensar?

É importante decidir o local correto, e determinar que seu trabalho vai ficar restrito àquela área. Nada de usar a mesa da cozinha quando der tempo, ou a cama.

Um bom home office é um lugar que apenas de bater o olho, você pense, “aqui é meu local de trabalho”.

O ideal é separar um quarto da casa para isso, mas se não puder, pode dividir espaço com algum cômodo da casa: seu quarto, sala de estar, entre outros.

2.      Organização é a chave

O seu escritório em casa é só seu, pois é ambiente de trabalho. Opte por móveis que te proporcionarão o que precisa – como uma boa escrivaninha, a poltrona correta para não machucar suas costas. Você irá passar muitas horas sentado ali, então, conforto é essencial.

Ter canetas a disposição, bem como uma agenda para que você anote seus serviços é um dos fatores-chave.

Pense: do que você precisa para trabalhar? Ao conseguir a resposta, adquira o necessário para tal.

3.      Faça investimentos

O investimento é sempre ter equipamentos que cubram sua necessidade do trabalho.

Você precisa de um computador com bom desempenho para exercer as atividades, ou um mediano já te supre?

Você precisa de um celular a disposição para o trabalho? Tem necessidade de fones de ouvido e microfone?

É necessário livros para te auxiliar no trabalho?

O importante é que as respostas a estas perguntas sejam sinceras, para que seu desempenho suba.

Gostou das dicas? Conte para nós, como você organiza seu cantinho de estudos ou escritório em casa?