Demissão: 8 atitudes antes de pedir demissão.

Links patrocinados
Curso_Gratis_Primeira_Venda_Afiliado_Alex_Vargas_indicação engenheiro eco

Tempo de leitura: 4 minutos

Demissão: 8 atitudes antes de pedir demissão.

Você está planejando pedir demissão? Isso pode ocorrer, por exemplo, porque você tem um novo emprego, ou quer abrir um negócio online.

Seja qual for o motivo, preste atenção, porque você também deve seguir várias regras ao pedir demissão. Neste sentido, listamos 8 atitudes aos quais você deve prestar atenção ao rescindir seu contrato de trabalho. Confira!

Demissão: 8 atitudes antes de pedir demissão.

Atitudes antes de pedir demissão

1.    Tirar dias de férias

No final do emprego, pode ser que ainda haja dias de férias em atraso. Entretanto, seu empregador não pode obrigá-lo a tirar esses dias de férias. Por outro lado, você também não pode forçar a tomada de dias de férias.

Neste sentido, como funcionário, você pode enviar uma solicitação para tirar os dias de férias. Seu empregador pode recusar isso por razões econômicas ou comerciais. Se você não conseguir tirar seus dias de férias pendentes, o empregador terá que pagá-los na demissão.

2.    Verifique o período de aviso prévio do contrato de trabalho

Se você quiser se demitir, sempre preste atenção ao período de cancelamento do contrato de trabalho. Em princípio, o período de cancelamento é de 1 mês.

Isso pode ser desviado do contrato de trabalho ou do acordo coletivo de trabalho. Se você não observar o período de aviso prévio como funcionário, poderá ter que pagar uma indenização ao empregador.

3.    Sempre verifique se existe uma cláusula de não concorrência no seu contrato de trabalho

O empregador pode incluir uma cláusula de não concorrência em um contrato por tempo indeterminado e em um contrato a prazo. Condições estritas são anexadas a isso em um contrato de prazo fixo. O empregador deve ter interesses comerciais ou de serviço convincentes para isso.

Uma cláusula de não concorrência pode ter grandes consequências para você se você se demitir e começar a trabalhar para outro empregador.

Desta forma, o empregador geralmente recuperará uma multa quando você violar a cláusula de não concorrência. Portanto, sempre peça a um advogado que verifique uma cláusula de não concorrência antes de pedir demissão.

4.    Peça demissão até o final do mês

Se você deseja cancelar seu contrato de trabalho, deve cancelar até o final do mês, a menos que outro contrato seja incluído no seu contrato de trabalho.

5.    Posso cancelar um contrato temporário por prazo determinado?

No caso de um contrato temporário, o contrato termina por força de lei na data final, conforme acordado no contrato de trabalho. Se você deseja rescindir o contrato de trabalho, uma cláusula de rescisão provisória deve ser incluída no contrato de trabalho.

6.    Subsídio de desemprego com mudança de emprego

Se você pedir demissão como funcionário, geralmente não é elegível para receber benefícios de desemprego. Existe então um desemprego culpável.

É possível que você tenha encontrado imediatamente um novo empregador e, portanto, não precise de benefícios de desemprego.

7.    Tenho que pedir demissão por escrito?

Não, você não precisa cancelar seu contrato de trabalho por escrito. Desta forma, você também pode pedir demissão oralmente.

No entanto, recomendamos que você sempre faça isso por carta registrada. Dessa forma, você pode provar que seu empregador realmente recebeu o cancelamento.

8.    Posso desistir de um pedido de demissão?

A rescisão do contrato de trabalho é final. Você não pode simplesmente voltar a isso, a menos que haja coerção, erro ou engano. É por isso que é importante considerar as consequências do seu pedido de demissão.

Se o empregador rescindir o contrato de trabalho por meio de um contrato de acordo com consentimento mútuo, você então, terá selado o seu pedido de demissão.

trabalhar em casa após demissão

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre as principais atitudes antes de pedir demissão, então continue em nosso site e confira muito mais.