Tempo de leitura: 5 minutos
O marketing digital é uma carreira em ascensão. Até mesmo profissionais de áreas correlatas, como publicidade, jornalismo, comunicação institucional e relações públicas, trabalham exclusivamente com marketing.
Entretanto, há pessoas que não possuem uma graduação na área e mesmo assim, querem trabalhar com marketing. Se esse é o seu caso, fique tranquilo: você pode sim trabalhar com marketing digital.
Não importa se você ainda não se formou ou sequer começou um curso de graduação – existem diversas oportunidades no mercado que podem ampliar seus ganhos financeiros.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura.
Como iniciar uma carreira em marketing digital
Não há dúvidas de que o mercado de marketing está em expansão. Mas se as oportunidades aumentam, a concorrência também.
Ou seja, se você quer se destacar na área, precisa desenvolver e aprimorar as suas habilidades.
Se você decidiu que quer se especializar na área, comece a pensar no seu futuro. Há diversos cursos e livros que vão te ajudar a ter sucesso em marketing digital. Além disso, vale a pena assistir lives e vídeos de especialistas no assunto.
Qual é o seu caso? Você ainda está cursando uma faculdade ou está pensando na possibilidade de entrar para o mundo universitário?
Se o seu caso for o primeiro, continue se especializando. Faça estágios na área e utilize a internet para ganhar dinheiro, já que você já tem um pouco de conhecimento necessário para trabalhar com marketing digital e vendas online.
Se você ainda não começou a faculdade, vale a pena pensar na possibilidade de começar um curso de graduação. Se isso ainda não é possível no momento, faça o seguinte: utilize a internet e livros físicos para estudar.
Dessa forma, você já vai adquirindo um pouco do conhecimento necessário para atuar na área.
Como ganhar dinheiro com marketing digital
Agora chegou a hora de mencionar as MELHORES maneiras de ganhar dinheiro trabalhando com marketing digital.
Embora as seguintes atividades não sejam exclusivas de pessoas formadas na área, vale a pena se especializar. Dessa forma, você vai ter mais facilidade em identificar seu público-alvo, se aproximar dos seus clientes e se tornar uma referência na área.
Marketing de afiliados
O marketing de afiliados funciona da seguinte forma:
O produtor de conteúdo irá criar um infoproduto, que pode ser um curso online, seminário, eBook, aplicativo, entre outros.
O produto será cadastrado em uma plataforma.
Acontece que o produtor não tem tempo suficiente para realizar a divulgação dos produtos. Ou seja, sozinho, ele não vai conseguir divulgar o produto criado e consequentemente, não irá realizar vendas.
É nesse momento que entra o afiliado – que nada mais é do que uma pessoa intermediária, que conecta o produtor de conteúdo com o consumidor.
O afiliado irá escolher um infoproduto para vender. Ao se afiliar ao produto, ele irá receber um link de divulgação, com um código.
A cada venda realizada através desse link, o afiliado será comissionado.
O link pode ser divulgado em redes sociais, através de e-mail marketing…
Entretanto, o ideal é que você tenha seu próprio site ou blog para divulgar o infoproduto.
Por quê? Simples.
Se você já tem uma página virtual, significa que possui uma audiência qualificada e que possui interesse no seu conteúdo. Dessa forma, será mais fácil persuadi-los e mostrar o valor e os benefícios do produto que você quer vender.
E-commerce
Você conhece alguém que nunca fez uma compra online? Provavelmente não.
Então que tal você mesmo abrir sua própria loja virtual? Se você ainda não possui tanta experiência, e não pode investir na criação da sua própria plataforma, utilize plataformas de Market Share para vender, como o Mercado Livre, por exemplo.
Blog
Foi-se o tempo em que blogueiros eram mal vistos pela sociedade. Atualmente, esses profissionais são influenciadores digitais. Ou seja, eles indicam produtos e serviços que sejam interessantes para o público-alvo.
Como você já sabe, se você tiver seu próprio blog, fica mais fácil trabalhar com marketing de afiliados.
Mas não é só isso: você também pode ser pago para divulgar produtos e serviços de outras marcas.
Mídias sociais
Quem não está na internet, não é visto pelo público-alvo.
Consequentemente, toda empresa precisa de alguém para gerenciar as mídias sociais.
Ou seja, o ideal é que você domine ferramentas como o Instagram e o Facebook. Dessa forma, vai poder trabalhar para outras empresas ou então, ter mais facilidade em cuidar do marketing digital do seu próprio negócio, se você decidir empreender.
A internet oferece milhares de oportunidades para pessoas com visão estratégica e que buscam novas fontes de renda.
Mesmo que você ainda não tenha terminado a sua faculdade, é totalmente possível trabalhar com marketing digital.
Vá atrás de novas fontes de conhecimento, leia bastante e se jogue no universo digital!
Enfim, ainda ficou na dúvida sobre se é possível ganhar dinheiro com marketing digital? Comenta aqui embaixo para que eu possa ajudar você.
Aproveite também para compartilhar as suas dicas e experiências com nossos leitores ou mesmo o que gostaria de ver aqui na página.
Grande abraço e até o próximo post!
Engenheiro Eco – Negócios Digitais