Como ser um aluno sustentável?

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma imagem contendo vestuário. Mão pegando uma planta. Como ser um aluno sustentável?

Como ser um aluno sustentável?

Links Patrocinados
Curso Gratis Fast Money. Alex Vargas. Fórmula Negócio Online. Inscreva-se Aqui

Um assunto recorrente e atual é a sustentabilidade, cada vez mais a pauta se torna importante, chegando até mesmo ao mercado de empreendedorismo.

Todas as pessoas podem e devem ser sustentáveis, mas devemos lembrar que quem está no processo de formação tem uma responsabilidade ainda maior quando o assunto é a sustentabilidade.

Você já parou pra pensar em como pode ser um aluno sustentável e mudar o mundo ao seu redor? Em nosso artigo de hoje você vai descobrir como é possível. Confira.

Afinal, como ser um aluno sustentável?

1 – Diminua o plástico

Atualmente o plástico vem sendo um assunto também discutido, como um aluno sustentável pode diminuir o seu consumo de plástico? A principal dica tem relação com a garrafinha de água.

É muito comum ver alunos com garrafinhas de plásticos, que são descartadas diariamente. Que tal ter sua própria garrafinha feita com outro material para não precisa descartar com frequência?

Essa simples atitude pode te tornar um aluno sustentável, além de gerar economia a longo prazo (já que você não vai precisar estar sempre comprando uma nova garrafinha).

2 – Compre apenas o necessário

Outra dica bem legal para quem deseja ser um aluno sustentável tem relação com o consumo, que como consequência gera mais lixo e descarte ao meio ambiente.

Atualmente, não está mais na ‘’moda’’ comprar diversas peças, acessórios ou mesmo comidas que não vai utilizar a curto prazo e vai ficar parada dentro de casa.

Antes de comprar qualquer coisa um aluno sustentável deve se perguntar: Eu realmente preciso disso?

Muitas vezes percebemos que estamos nos deixando levar pelo consumo, algo que não é amigo do meio ambiente e que ainda afeta nosso bolso, quem nunca viu o dinheiro sumir e nem sabe direito onde gastou tanto?

3 – Faça bazar entre amigos

A moda second hand já se tornou uma realidade e um aluno sustentável está contribuindo para o meio ambiente consumindo dessa maneira.

Por exemplo, que tal fazer um bazar de troca? Onde cada colega de classe leva peças para desapegos e vocês trocam entre si? Outra possibilidade e colocar roupas e objetos a venda por um preço camarada.

Além de dar utilidade a peças e coisas que você não utiliza mais, está aí uma forma de economia e de dinheiro extra. Isso pode ser feito na faculdade / escola ou fora dela com ajuda da galera.

O que acha dessa ideia?

4 – Utilize de materiais reciclados

Para estudar é preciso de material escolar, até mesmo na faculdade precisamos de caderno, mochila, caneta, entre outras coisas para conseguir acompanhar a aula.

Um aluno sustentável busca materiais feitos a partir da reciclagem, principalmente relacionado ao tipo de papel.

Atualmente existe um nicho bem grande no mercado desses produtos e o melhor de tudo é que você nem precisa ir longe para encontrar, diversas papelarias já se adaptam a essa nova realidade.

Saber a procedência do que consumimos é uma das regras para todas aqueles que desejam ser um aluno sustentável.

5 – Separe o lixo

Uma imagem contendo árvore, mesa, comida, bebidas

Descrição gerada automaticamente

Como mencionado, esse assunto de sustentabilidade parece estar mais presente em nossa geração, nem sempre nossos pais vão estar dispostos a mudar alguns hábitos dentro de casa.

Nesse caso, vale o esforço para os ensinar e colocar em prática o mundo que queremos, como por exemplo, sendo um aluno sustentável que separa o lixo para reciclagem.

Pode até parecer mais complicado no começo, mas depois tudo vira meio que automático e você vai dar exemplo para outras pessoas que também desejam abraçar a causa do meio ambiente.

Depois dessas dicas, temos certeza que vai ficar muito mais fácil ser um aluno sustentável.